Psicóloga com orientação Psicanalítica com foco nos desafios da construção da maternidade e a integração das famílias nesse processo.
Minha trajetória começou na área da reprodução assistida, onde descobri o quanto o acolhimento, a escuta e o vínculo impactam o bem-estar psíquico desde o início da vida. A partir dessa experiência, ampliei meu olhar para o cuidado com a maternidade, o vínculo mãe-bebê e os desafios da construção da subjetividade infantil.
Atendo em consultório, buscando atuar através de uma escuta sensível e técnica, auxiliando crianças e suas famílias na construção de um espaço de escuta e confiança permitindo melhor compreensão dos desafios diários das relações no mundo atual.
Meu compromisso é oferecer um espaço lúdico, onde através de conversas e brincadeiras a criança possa expressar seus medos e angústias.
Escuta sensível e técnica que visa recuperar o brincar e o universo simbólico da criança.
Espaço terapêutico acolhedor aos pais e responsáveis com sessões regulares para a escuta e apoio as famílias.
Atenção Integral a Saúde Materno Infantil para acolhimento e compreensão dos desafios da maternidade e das novas configurações familiares.
Atenção e acompanhamento a todas as fases do desenvolvimento humano.
Psicóloga com orientação Psicanalítica, pós graduada em Assistência Integral a Saúde Materno Infantil pela Maternidade escola- UFRJ.
Iniciei minhas atividades na área da reprodução assistida, onde, atuando em uma instituição privada, tive a oportunidade de circular por todos os setores, buscando criar maiores diálogos entre a equipe administrativa, a equipe médica, os pacientes, familiares e as clínicas parceiras.
Não demorou para que a complexidade dos temas envolvendo maternidade e as novas configurações familiares despertassem em mim o desejo de aprofundar pesquisas, ampliando meu campo de atuação e me aproximando dos teóricos da área do desenvolvimento humano.
Durante a pandemia, novos desafios surgiram, e os questionamentos a respeito da maternidade, do desejo da mulher na contemporaneidade e dos complexos processos dos tratamentos de reprodução in vitro se intensificaram cada vez mais. A partir dessa vivência, criei um serviço de atendimento psicológico que se desenvolveu como um projeto social — o Projeto Polenn.
Desse trabalho de escuta clínica nasceu um artigo cujo objetivo era promover uma reflexão crítica sobre o verdadeiro lugar do desejo da mulher e sobre como esse desejo se manifesta em relação ao outro. Essas pesquisas resultaram em uma importante reflexão sobre a constituição do psiquismo humano, com o tema: “A maternidade e a subjetividade: nessa relação, quem é a mãe e quem é o bebê?”
Sou Psicóloga Pós Graduada em Assistência Integral à Saúde Materno Infantil pela Maternidade Escola – UFRJ com pesquisas acerca dos impactos do uso excessivo e indiscriminado das redes sociais durante o período de gestação e puerpério, procurando analisar e compreender como fica essa gestação nos tempos atuais e como é possível auxiliar as novas maternidades, mesmo com tantos estímulos e competição das tecnologias no mundo atual?
No consultório, procuro trazer esse olhar para o tempo da infância, tempo hoje permanentemente ameaçado pelo excesso de estímulos vindos das novas tecnologias. A preocupação em integrar a criança no convívio social e nas brincadeiras que podem ser oferecidas fora das telas é um compromisso diário que mantenho no meu consultório.
A preocupação com a prevenção e promoção da saúde mental faz com que cada vez mais eu me debruce sobre as nuances da relação mãe-bebê, e os desafios da clínica infantil, buscando transformar assim o processo de psicoterapia em uma experiência poética e criativa, que possa aliviar medos e ansiedades das crianças, que vivem hoje o desafio de crescer em um mundo acelerado de estímulos, prazeres instantâneos e pressões externas de consumo e competição.
Membro candidata do Círculo Brasileiro de Psicanálise Seção-RJ
Pós-Graduação: Assistência Integral à Saúde Materno-Infantil pela Maternidade Escola -UFRJ
Curso: Interpretação de desenhos- Instituição- Estante Psicanalítica
Curso: Autismos nos contextos familiar, escolar e clínico- Círculo Brasileiro do Rio Grande do Sul
Curso: Como a criança pensa?
Curso: Ferenczi: Fundamentos da Psicanálise Contemporânea do Traumático
Curso: O Ego, o Id e o Superego
Curso: Adoecimentos Psíquicos e Estratégias de Cura — Matrizes e Modelos em Psicanálise
Curso: A Clínica Psicanalítica com Crianças
Curso de Extensão: A Clínica com Adolescentes: Abordagem Lacaniana
BAYLEY III — Escalas de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena